Teste de irmãos


Teste de irmãos, diferentes constelações de parentesco

Num TESTE DE IRMÃOS, é possível determinar, sem os pais, se dois irmãos provêm ou não da mesma linhagem paterna. Neste processo, são analisadas 23 características dos cromossomas sexuais masculinos Y. É sempre informada a frequência média de um determinado genótipo no grupo populacional examinado.

Num TESTE DE IRMÃS, determinamos se descendem ou não do mesmo pai; no caso de mães diferentes, mesmo sem amostras das mães (duas supostas meias-irmãs do lado paterno). Se as filhas tiverem a mesma mãe, também é necessário testar se são irmãs bilaterais ou meias-irmãs por parte do pai.
Para tal, é necessário analisar 12 características dos cromossomas sexuais X e calcular sempre a probabilidade individual.

No caso de irmãos de sexos DIFERENTES, determinamos a probabilidade de serem descendentes dos mesmos pais ou do mesmo pai se pelo menos uma das mães também for testada. São comparados pelo menos 27 marcadores autossómicos e a probabilidade é calculada com base na hipótese individual.

A base do cálculo da probabilidade é uma formulação exata da hipótese da relação de parentesco postulada.
O nosso software de avaliação bioestatística determina a probabilidade de parentesco como irmão/irmã com base nas frequências genotípicas dos indivíduos envolvidos. Nunca é atingido um valor exato de 100%, mas sim uma aproximação a 100%.

Quanto mais sistemas de marcadores forem examinados, maior será

  • o conteúdo da informação
  • a validade e
  • o valor da probabilidade

Com um repertório de até 50 sistemas de marcadores, alcançamos um valor de probabilidade de pelo menos 99,9%.
Isto aplica-se não só ao cálculo referente a irmãos, mas também a constelações de parentesco especiais, como o grau próximo de parentesco dos possíveis pais, se o irmão do pai é o pai etc.

Caso haja dúvidas se os filhos descendem da mesma mãe, por exemplo, no caso de filhos adoptados, examinamos a linha materna através da sequenciação do ADN mitocondrial.