Teste de paternidade
Resultado no prazo de uma semana
Porque?
Tem dúvidas sobre a sua paternidade
- Está inseguro quanto a sua relação de parentesco
- Necessita do laudo pericial que possa ser utilizado com validade em tribunal
- Deseja planear o seu futuro com segurança!
O teste de paternidade é realizado depois de ter sido feito um pedido por escrito e de ter sido recolhida uma amostra:
Em geral, trata-se de zaragatoas bucais, mas também poderá disponibilizar-nos amostras especiais.
Consultar https://confidencemadeira.pt/servicos/outros-materiais-de-origem/
Um kit de teste poder-lhe-á ser enviado ou recolheremos as amostras com verificação da identidade nas nossas instalações.
Normalmente, a análise demora 5 dias úteis e o laudo pericial, em via de regra, é apresentado na semana subsequente.
O teste de paternidade com ou sem a mãe da criança
Um suposto pai (pai putativo) deve ser confirmado ou excluído como pai biológico de uma criança.
A amostra da mãe da criança não é absolutamente necessária para um teste de paternidade. No entanto, haverá as seguintes vantagens se ela também for incluída no teste:
- A amostra da mãe serve para aprimorar a garantia de identidade da amostra da criança.
- A probabilidade de paternidade torna-se mais elevada porque as características paternas obrigatórias podem ser identificadas na criança depois de as características maternas haverem sido atribuídas: uma criança herda sempre metade das características da sua mãe e a outra metade do seu pai biológico – portanto, a amostra da mãe da criança fornece informações exatas sobre as características dela herdadas, assim como as herdadas do pai. Isto significa que podemos utilizar a amostra da mãe da criança para identificar exatamente quais características a criança herdou de seu pai biológico.
- A exclusão da paternidade é assegurada pelos parâmetros de exclusão mais claramente reconhecíveis.
Por conseguinte, somente deve renunciar-se à amostra da mãe da criança se esta não estiver disponível.
No entanto, se um parente consanguíneo do homem testado puder ser considerado o pai, a amostra da mãe da criança é imprescindível. Além disso, é absolutamente necessário que sejamos informados a respeito de um possível grau de parentesco entre os possíveis pais ou caso se trate de um caso de incesto.
Avaliação dos resultados
Se uma criança tiver uma característica da mãe e outra do presumível pai nas posições de marcadores indicadas, este último não poderá ser excluído como seu pai biológico.
A afirmação “paternidade praticamente comprovada” significa que a probabilidade de paternidade atinge um valor de pelo menos 99,999% (99,9% no caso de insuficiência sem considerar a mãe da criança). A paternidade é excluída se existirem quatro ou mais não correspondências (” parâmetros de exclusão”) em cromossomas diferentes. Isto significa que não é possível encontrar uma correspondência em pelo menos quatro sítios nos perfis genéticos do pai e da criança. A exclusão é sempre confirmada por uma análise dupla numa segunda amostra. Por conseguinte, o laudo pericial que receber, provará a paternidade em no mínimo 99,999% (99,9% sem a mãe da criança) ou a excluirá em 100%.
Cálculo da probabilidade de paternidade:
A base do cálculo da probabilidade é a formulação de uma hipótese exata das relações de parentesco postuladas. O nosso software de avaliação bioestatística “GenoProof” determina a probabilidade de paternidade com base nas frequências genotípicas das pessoas envolvidas. Uma probabilidade de paternidade de 100% nunca é atingida, mas sim uma aproximação a ela. Quanto mais marcadores forem examinados, maior será o conteúdo de informação, a validade e o valor da probabilidade: o valor pode atingir mais de 99,99999999% quando as características hereditárias apresentarem um índice de ocorrência muito baixo na população, se a mãe da criança também for examinada ou se for examinado um número particularmente elevado de sistemas de marcadores. Com um repertório de mais de 50 sistemas de marcadores, as nossas “ferramentas” excedem largamente os requisitos mínimos, pelo que podemos obter um resultado significativo válido em todas as situações excepcionais concebíveis.
Para além da probabilidade exata de paternidade, calculamos o índice de paternidade individual (PI), o valor de Essen-Möller (EM) e a probabilidade de exclusão de paternidade individual (Paternity Exclusion). Este último é a probabilidade de identificar um “não-pai”.
Consideramos as afiliações populacionais (ou seja, a linhagem genética das pessoas testadas) de acordo com as diretrizes GEKO [Diretriz da Comissão de Diagnóstico Genético] e da Sociedade Internacional de Genética Forense e, se necessário, aplicamos o modelo por etapas para as mutações.
“Teste de paternidade” sem pai
Testes de paternidade e maternidade com avós ou irmãos
Se não houver nenhuma amostra de um dos progenitores, por exemplo, porque a pessoa faleceu ou não pode ser encontrada, o teste de filiação também poderá ser realizado com as amostras dos seus progenitores, por exemplo, os avós paternos da criança em vez do presumível pai: o teste do avô (apenas avô paterno e neto) ou o teste do tio (tio paterno e sobrinho).
O teste da avó (apenas avó paterna e neta) ou duas supostas meias-irmãs paternas:
as amostras da avó paterna e da neta podem ser utilizadas para determinar claramente se um filho da avó é o pai biológico da neta. Este resultado pode ser considerado um teste de paternidade indireto se nenhum outro filho da mesma avó puder ser considerado o pai da criança.
Por vezes, coloca-se a questão se duas meias-irmãs com mães diferentes são descendentes do mesmo pai:
Esta situação pode ser comprovada com mais de 99,99% de probabilidade ou excluída a 100% através da análise cromossomal X.
Teste de irmãos: com um teste de irmãos homens, é possível determinar sem os pais se dois irmãos homens provêm ou não da mesma linhagem paterna. O teste da irmã pode ser utilizado para determinar se são ou não descendentes do mesmo pai, mesmo sem amostras das mães, se tiverem mães distintas. Se duas filhas tiverem a mesma mãe, esta também deverá ser testada para determinar se são irmãs bilaterais ou meias-irmãs do lado paterno. No caso de irmãos de sexos diferentes, pode calcular-se a probabilidade de serem descendentes dos mesmos pais ou do mesmo pai, se as mães também forem testadas.
Análises de parentesco complexas
No caso de questões complexas, bem como de casos de insuficiência nos quais não há uma amostra disponível para indivíduos a serem testados, são necessários métodos de cálculo avançados para investigar casos de parentesco. O nosso software utiliza o método de análise combinatória de insuficiências (segundo Conradt) para determinar possíveis constelações de linhagens e utiliza o algoritmo de parentesco (segundo Ihm e Hummel) para determinar a probabilidade genotípica da árvore genealógica. Podemos definir livremente hipóteses e contra hipóteses e, por conseguinte, podemos esclarecer quase todas as relações, desde que estejam disponíveis apenas pessoas de teste adequadas.
Cálculos em casos de incesto: se existir uma relação parental ou de irmãos entre a mãe e o presumível pai (ou a presumível mãe e o pai), devem ser utilizadas outras fórmulas para o cálculo do Índice de Paternidade (IP), uma vez que a independência dos genótipos parentais já não existe. O nosso software também oferece opções adequadas para este caso, se esta condição for conhecida antecipadamente.
Exames de gémeos
A determinação da zigotia (monozigótica ou dizigótica) de gémeos pode ter um significado médico, científico e pessoal.
No prazo de dois dias úteis, determinamos se os gémeos são monozigóticos ou dizigóticos.
Consultoria
Muitas vezes, as próprias mães são clientes que querem descobrir quem é o pai biológico da criança – bem como as sogras que têm dúvidas sobre o seu filho.
Outras razões para um teste de ADN:
- Determinação da maternidade de recém-nascidos em caso de troca de crianças em
- Controlo de irmãos – ver em “Teste de irmãos”.
- Controlo de avós – ver em “Teste de avós”.
- No caso de gémeos, prova de que se trata de gémeos monozigóticos ou dizigóticos.
- Relações de parentesco: podem ser examinadas ao longo de várias gerações através da linha paterna ou materna
Nós da equipa Confidence esclarecemos a sua situação biológica com os melhores métodos e análises refinadas, suficientemente adequadas e robustas para lidar com árvores genealógicas e situações de parentesco complicadas e conduzir a resultados com probabilidades elevadas, por sermos especialistas em testes de paternidade e análises de parentesco. Rejeitamos testes em massa baratos pela simples razão de que estes frequentemente acabam nas nossas mesas para verificação. Tratamos de seus questionamentos e sua problemática pessoais da melhor forma e segundo os nossos conhecimentos e nossa convicção.
No que diz respeito à diligência e à seriedade, o envio anónimo de amostras e resultados parece-nos insuficiente. Se, contrariamente às nossas recomendações, não pretender recorrer ao aconselhamento, é certamente desejável um acordo entre as principais partes envolvidas, considerando, ao máximo, o interesse da criança.
Estamos à vossa disposição diariamente das 8h30 às 16h30:
Telefone: tel: +3512919361, mob: +351965810628
Correio eletrónico: office@confidence.at
Venha ter connosco para uma consulta pessoal